Buscar
  • Diego Castria

O vídeo como protagonista das estratégias digitais

É inegável o fato de que hoje o vídeo é o grande protagonista do consumo de conteúdo na internet. E isso vai desde os filmes que consumimos via serviços de streaming à forma com que trocamos mensagens. O relatório mais conhecido que temos hoje é o da Cisco, e ele aponta que, ainda em 2019, 80% de todo tráfego de dados na web será desse tipo de mídia. Mesmos que os principais esforços de marketing de sua empresa não sejam voltados para os meios digitais, o volume desse percentual é tão alto que não pode ser ignorado.



O engajamento dos usuários com conteúdos em vídeo obviamente não passa despercebido pelo Google, e o script da ferramenta de busca acaba dando preferência para resultados que contemplem esse tipo de mídia. Isso causa um efeito direto no e-commerce, onde os grandes varejistas passaram a valorizar cada vez mais as animações em suas estratégias de SEO, dando prioridade aos produtos que tenham o vídeo como apoio na apresentação de suas características. Isso além de gerar tráfego ajuda na retenção do usuário no site, o que é ouro em um mercado que teve um crescimento de 15% no último ano, gerando um faturamento na casa dos R$ 70 bilhões (segundo a Abcomm) . A Multimóveis, indústria moveleira da serra gaúcha, foi um de nossos clientes que fez investimentos nesse sentido, e um exemplo do material pode ser visto clicando aqui.


O vídeo acaba atraindo mais o usuário (sobretudo aquele mais ansioso), que acaba o consumindo quase sempre antes do texto. Além disso, ele acaba sendo mais didático que a leitura, e passa uma quantidade maior de informações em um tempo menor, o que é estratégico se observado o crescimento do comércio eletrônico também nas camadas mais populares da sociedade. A questão didática das animações pode não se restringir apenas ao momento da venda: vídeos podem ser extremamente úteis em substituição aos manuais de montagem, tornando mais fácil a vida do consumidor, sobretudo aos adeptos do estilo DIY. Vale lembrar que a atenção ao momento de pós-venda deve ter papel fundamental na sua estratégia comercial, pois esse tipo de "cuidado" aumenta a credibilidade e simpatia da marca junto ao consumidor, que ganhou uma voz muito ativa no mercado a partir da massificação das redes sociais. A BRV, outra indústria gaúcha, desenvolveu conosco vídeos de montagem para uso em e-commerces, e uma amostra desse material pode ser vista clicando aqui.


"Ah, mas eu não vendo em e-commerce", você pode estar pensando, sobretudo se for um construtor ou incorporador. Meu conselho: invista em um canal de Youtube para sua empresa e também disponibilize vídeos de seus empreendimentos (esses mesmos vídeos podem/devem ser linkados no seu site institucional) . Além de questões de SEO já apontadas aqui, vale dizer que o Youtube é hoje a segunda maior ferramenta de pesquisa do mundo, e é cada vez mais consumido com relação a TV tradicional (já existem pesquisas que apontam que 6 de cada 10 pessoas preferem assistir Youtube do que TV). Recentemente, a Prime Vacation fez um vídeo muito bacana para divulgar o seu mais recente lançamento, o Aquan Prime Resort, que teve as maquetes eletrônicas e animações produzidos aqui na Melon. Você pode conferir o resultado desse trabalho aqui nesse link.


Quer saber saber mais a respeito? Fale conosco ou ligue 51 2111.3492. A Melon tem uma equipe preparada e pronta para ajudar no sucesso do seu projeto.

43 visualizações
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube

Avenida Senador Tarso Dutra 161, Sala 1402  |  Bairro Petrópolis
CEP 90690-140  |  Porto Alegre  |  RS   |  Brasil

contato@melon3d.com  |  (+55) 51 2111.3492