Buscar
  • Diego Castria

Realidade Virtual?

Atualizado: 21 de Nov de 2019

Hoje em dia, muito se fala em realidade virtual. Em um primeiro momento, a palavra traz todo um encanto com ares de ficção científica, o que, em contrapartida, causa a falsa percepção de ser algo complicado, inacessível e caro. É amplamente utilizada em jogos eletrônicos, porém vem chegando com força em diversas outras áreas, como a medicina e a arquitetura.

Basicamente, a realidade virtual é uma tecnologia que faz com que o usuário interaja com uma realidade (objetos, ambientes, situações, etc.) totalmente criada em computador. Essa experiência pode ser ampliada com o uso de dispositivos auxiliares, que vão desde salas especialmente equipadas a pequenos óculos.


O Facebook tem ajudado muito a popularizar a premissa básica de RV, quando em junho de 2016 passou a suportar o uso de imagens em 360 diretamente na timeline. Neste tipo de mídia, conseguimos visualizar todos os ângulos de uma cena, seja com o auxílio do mouse, seja simplesmente movendo o celular na direção desejada.


Um dos grandes desafios da construção civil e arquitetura é fazer com que o cliente, geralmente leigo na área, tenha o nível desejado de compreensão de um projeto. É muito difícil para esse cliente captar e ter uma perfeita percepção dos espaços, pois mesmo com a utilização de plantas técnicas e maquetes eletrônicas, a noção total de volumetria é comprometida. Esse problema é facilmente resolvido com a RV, pois o colocamos literalmente dentro do projeto, fazendo com a que a sua visualização seja a mesma de quando com o ambiente já concluído.


Além de ser uma ferramenta facilitadora, podemos reduzir exponencialmente custos, eliminando, por exemplo, a necessidade de apartamentos decorados em plantões de venda com auxílio dessa tecnologia. Aliás, não precisamos nesse caso ter apenas uma unidade decorada, podemos ter diversas opções de decoração e disposição de mobiliário, segmentando nossa venda para os mais diversos públicos.


Na Melon temos cases interessantes de uso da tecnologia. Alguns de nossos clientes já vêm fazendo uso da novidade com muito sucesso, inclusive voltado para segmentos populares (imóveis financiados via MCMV): a Construtora Roberto Ferreira (Pelotas) disponibilizou imagens e equipamentos de realidade virtual diretamente para os corretores de imóveis promoverem a divulgação do seu novo empreendimento, que teve a reserva de todas as unidades em apenas duas semanas.


Quer saber saber mais a respeito? Fale conosco ou ligue 51 2111.3492. A Melon tem uma equipe preparada e pronta para ajudar no sucesso do seu projeto.


0 visualização
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube

Avenida Senador Tarso Dutra 161, Sala 1402  |  Bairro Petrópolis
CEP 90690-140  |  Porto Alegre  |  RS   |  Brasil

contato@melon3d.com  |  (+55) 51 2111.3492